Classe HOBIE CAT do DF
Flotilha XV de Brasília
INSTRUÇÃO PADRÃO DE REGATA
(Extraído da Home Page da ABCHC)
1- REGRAS
O campeonato será regido pelas Regras de Regata à Vela (RRV) da Federação Internacional de latismo (ISAF); as determinações da FBVM que se aplicam; o Aviso de Regatas publicado para esse evento; as regras atuais da Associação Internacional da Classe Hobie (IHCA) e por essas Instruções de Regata.
2. PUBLICIDADE E CLASSIFICAÇÃO DO EVENTO
É permitida a publicidade da forma descrita nas RRV, Apêndice G. Esse evento será classificado como um evento de categoria B, conforme descrito nas RRV apêndice G, seção 4.
3. SEGURANÇA Este item complementa as RRV 1
3. 1. GERAL: Apesar das determinações constantes dessas Instruções de Regata, é de responsabilidade pessoal de cada competidor velejar com segurança, usar salva-vidas ou qualquer outro equipamento pessoal de flutuação aprovado pela autoridade nacional com jurisdição, assim como trajes adequados às condições encontradas. Caso o vento, ondas ou condições da água o deixem em dúvida quanto à sua habilidade em lidar com as condições, retire-se da regata.
3.2. FIOS ELÉTRICOS - EVITE-OS!!! Antes de levanta o mastro e SEMPRE enquanto estiver velejando, procure e evite fios elétricos em baixa altitude. Se você avistar um fio elétrico, EVITE-O! UM MASTRO QUE ENTRE EM CONTATO OU MESMO QUE SE APROXIME DE UM FIO ELÉTRICO PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS OU MESMO MORTE ÀS PESSOAS SOBRE OU EM CONTATO COM O BARCO!
4. ELEGIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO
4. 1. FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO: Cada barco participante deverá contar com um membro filiado à Associação da Classe Hobie a bordo e preencher por escrito um formulário de inscrição junto à organização do evento antes de competir. Não serão aceitos formulários incompletos.
4.2. PARTICIPAÇÃO OFICIAL: Uma participação será considerada oficial quando afixada no quadro oficial de resultados.
4.3. ERROS OU OMISSÕES: Informações de inscrição incompletas ou incorretas podem resultar em desclassificação durante ou após o campeonato.
4.4. NUMERAIS DAS VELAS: Os numerais das velas devem estar de acordo com os numerais constantes dos formulários de inscrição e serem legíveis de ambos os lados da vela.
5. ALTERAÇÕES DAS INSTRUÇÕES DE REGATAS / AVISOS AOS COMPETIDORES
5.1. LOCALIZAÇÃO: A localização do Quadro Oficial de Avisos do Campeonato será anunciada na Reunião de Comandantes no início do evento.
5.2. ALTERAÇÕES: As alterações nas Instruções de Regata serão dispostas no Quadro Oficial de Avisos do Campeonato uma hora antes da primeira regata do dia em que a alteração entrar em vigor. Alterações na programação serão dispostas até às 20:00h do dia anterior.
5.3. AVISOS: Todos os outros avisos aos competidores serão dispostos no Quadro de Avisos Oficial do Campeonato.
6. PROGRAMAÇÃO DAS REGATAS E EVENTOS
6.1. HORÁRIO DE LARGADA: O horário planejado para o Sinal de Atenção (bandeira branca ou amarela) para a primeira regata de cada dia será anunciado na reunião de comandantes e anunciado no Quadro de Avisos do evento.
6.2. SEQUÊNCIA DAS REGATAS: As regatas acontecerão uma após a outra a partir da primeira do dia, a menos que determinado em contrário na Reunião de Comandantes ou através de sinais feitos na água pela Comissão de Regatas.
6.3. REUNIÃO DE COMANDANTES: Será marcada uma reunião de comandantes antes da primeira regata do campeonato e podem ser marcadas outras em outros dias do evento.
7. DESCRIÇÃO DAS MARCAS
7.1. MARCAS: As marcas a serem usadas, incluindo as marcas de largada e chegada, serão descritas na 1º; Reunião de Comandantes do evento e no Quadro de Avisos Oficial do Campeonato. Localização da marca "B": A marca "B", ou marca de través, pode tanto estar localizada no extremo de barlavento ou de sotavento da raia, normalmente a um ângulo de 90 a 105 graus em relação à direção do vento, na altura da bóia de barla ou sota, conforme o caso.
7.2. BÓIA AUXILIAR: Pode ser utilizada uma bóia auxiliar atrás do barco da Comissão de Regatas, como um aviso aos comandantes para se manterem afastados do barco da Comissão durante a largada ou chegada de uma regata. Uma bóia de auxiliar NÃO é uma extensão do barco da Comissão de Regatas nem uma marca de percurso. Não existe penalidade em tocar a bóia auxiliar.
8. LARGADAS DE REGATA E SEQUÊNCIA DE LARGADA:
8.1. SINAIS DE LARGADA: Os sinais de largada devem estar de acordo com a RRV 26. 1, sistema 2 com intervalos de cinco (5) minutos entre os sinais. Quando houver mais de uma flotilha largando, o Sinal de Largada (bandeira vermelha) permanecerá hasteado, e será o Sinal de Preparação para a próxima flotilha a largar. Isto modifica RRV26.3.
8.2. SEQÜENCIA DE LARGADA DE FLOTILHAS: As flotilhas devem largar da mais rápida à mais lenta, com intervalos de cinco (5) minutos entre as largadas. A seqüência de largada deve ser afixada no Quadro Oficial de Avisos.
Quando dois ou mais percursos forem empregados, a Comissão de Regatas deve designar os percursos específicos das flotilhas na 1º Reunião de Comandantes, e afixar no Quadro Oficial de Avisos, demonstrando a ordem de largada em cada percurso.
8.3. FLOTILHAS PEQUENAS: Uma flotilha com menos de cinco (5) barcos deve largar com outra flotilha a critério da Comissão de Regata. Esta mudança será anunciada na 1ºReunião de Comandantes e afixada no Quadro Oficial de Avisos.
8.4. SINAIS EM TERRA: Os sinais feitos em terra devem estar em conformidade com "Sinais Visuais" das Regras de Regata à Vela (RRV), sua posição deve ser informada na 1º Reunião de Comandantes e afixada no Quadro Oficial de Avisos.
8.5. CHAMADA INDIVIDUAL: A Chamada Individual (quando é exposta a bandeira X) deve estar de acordo com RRV 29.2.
8.6. CHAMADA GERAL: A Chamada Geral (bandeira 1º Substituta) deve estar de acordo com as regras da RRV29.3 e 30.1, modificadas como segue:
(a) Quando houver uma Chamada Geral, o Sinal de Partida permanecerá hasteado, e se tomará o Sinal de Preparação para a flotilha chamada. O cronômetro regressivo permanece marcando a seqüência de partida. A bandeira de Chamada Geral deve ser abaixada junto com o Sinal de Preparação sem sinal sonoro um minuto antes do novo Sinal de Partida ser hasteado para o novo intervalo de cinco minutos. Isto modifica RRV 29.3.
(b) Em seguida ao sinal de Chamada Geral, a regra 30.1 (contorno de extremidades) entra em vigor automaticamente, sem a necessidade do hasteamento da bandeira I (Índia). Isto modifica RRV30.1.
8.7. VENTO MÍNIMO: Nenhuma regata será iniciada abaixo de 5 nós de vento, em qualquer marca do percurso
9. O PERCURSO
9.1 PERCURSOS OFICIAIS DA IHCA:
No. Percurso
PERCURSO
1 AC,A,
2 A,C,AC,A,
3 A,C,A,B,C,
4 A,B,C,A,C,
5 A,C,
6 A,C,A,C,
7 A,C,A,B,C,A,C
CHEGADA
em popa
em popa
contravento
contravento
contravento
contravento
contravento
9.2. PERCURSO ESCOLIDO: Deve ser exposto no barco da Comissão de Regata antes ou imediatamente após o Sinal de Preparação de cada flotilha. Isto modifica RRV 27.1.
10. LARGADA/CHEGADA - OBSTÁCULO
10.1.LINHA DE LARGADA: A linha de largada é um obstáculo para flotilhas que já largaram enquanto outras ainda estão largando, e assim por diante até que a última classe tenha largado com sucesso.
10.2. LINHA DE CHEGADA: A linha de chegada é um obstáculo quando a bandeira azul estiver exposta no barco da Comissão de Regata na linha de chegada.
11. RETIRANDO-SE DA REGATA: NOTIFIQUE A COMISSÃO DE REGATA: Um barco que estiver se retirando deve notificar à Comissão de Regata antes de deixar a área de regata e/ou quando chegar em terra.
12. CHEGADA ALTERNATIVA, TEMPO LIMITE E REGATA VÁLIDA
12. 1. ENCURTANDO OU ANULANDO DEPOIS DA LARGADA: O percurso pode ser encurtado ou anulado a critério da Comissão de Regata, de acordo com RRV 32 e 33.
12.2. LIMITE DE TEMPO: Nenhum tempo limite será programado. A Comissão de Regata pode anular uma regata a seu critério de acordo com RRV 32.
12.3. CHEGADA EM ÁGUA: Quando aproximadamente metade dos barcos numa regata montaram a última marca, a Comissão de Regata pode efetuar a chegada ponderada nesta marca ou no percurso. O método de chegada ou as posições atribuídas a cada barco serão determinados pela Comissão de Regata.
13. PROTESTOS
13.1. TEMPO LIMITE: Protestos devem ser preenchidos em formulários próprios da IHCA ou equivalente. Protestos devem ser entregues à Comissão de Regata ou de Protesto até meia hora após o último barco chegar na sede de evento (ou o tempo que ele levaria para chegar saindo da linha de chegada e velejando diretamente até a sede após a última regata do dia ). A Comissão de Protesto pode estender este tempo a seu critério. Isto modifica a regra RRV 61.3.
13.2. SINALIZANDO UM PROTESTO: Um barco que protesta outro deve seguir as regras RRV 61.1 (a) e as seguintes condições e modificações;
(a) A definição de "primeira oportunidade razoável" para expor a bandeira de protesto é IMEDIATAMENTE após readquirir o controle do barco.
(b) A definição de "primeira oportunidade razoável" para bradar "Protesto" é IMEDIATAMENTE após o incidente.
(c) Notifique o barco da Comissão de Regata da sua intenção de protestar na linha de chegada. A Comissão de Regata vai apenas tomar conhecimento da bandeira de protesto. Se for incapaz de chegar, notifique a Comissão de Regata assim que chegar à sede do evento, informando que não completou o percurso e da sua intenção de protestar.
14. PENALIDADE ALTERNATIVA
14. 1. REGRA DE 360º DA IHCA: (Isto modifica RRV 44.1 e 44.2). Um barco que acredita ter infringido alguma regra da Parte 2 das RRV pode isentar-se no momento do incidente, realizando uma volta completa de 360' em qualquer direção, de acordo com as seguintes mudanças e condições:
(a) Uma volta de 360º consiste em um bordo e um jaibe, ou um jaibe e um bordo, antes de voltar ao rumo anterior ao incidente.
(b) Quando a infração ocorrer depois do tiro de preparação e antes do sinal de partida, o barco infrator deve realizar uma volta de 360º assim que possível. Isto modifica RRV 44.2.
15. PONTUAÇÃO
15.1. MÉTODO: Sistema Linear de Pontuação conforme Apêndice A2 das RRV exceto as modificações destas instruções.
15.2. DESCART'ES: Se houver mais de quatro regatas, será pemitido um descarte.
15.3 OUTRAS PONTUAÇÕES: As pontuações a seguir podem ser descartadas, exceto DSQ-C. A seguir:
(a) DNF - (não terminou) - número de barcos que chegaram mais um.
(b) DNS - (não largou) - número de barcos inscritos.
(c) DSQ - (desclassificado) - número de barcos inscritos mais um.
(d) DSQ-C - (desclassificado por infração maior) - número de barcos inscritos mais um, sem possibilidade de descarte. Esta penalidade será imposta pelo Comitê de Protesto por violações de equipamento, conduta anti-esportiva, xingamento abusivo, faltas que resultem em ferimento pessoal, dano material ou danos sérios. Conceder um DSQ-C não impede a Comissão de Protesto de tomar providências mais sérias, com base na RRV- seção C - regra 69.
(e) OCS - (no lado do percurso no momento do tiro de largada) - número de barcos inscritos mais um. Aplica-se a barcos que largaram escapados ou que não cumpriram com RRV 28.1. EMPATES: Serão desfeitos conforme Apêndice A- Pontuação, Seção A2.3 do RRV.
15.5 SISTEMA GRADUADO DE PENALIDADE: Se não houver descarte, o sistema graduado de penalidade deverá ser usado.
16. BANDEIRAS E SINAIS
16.1 SINAIS VISUAIS: Os sinais visuais na água devern estar de acordo os Sinais Visuais do RRV exceto:
16.2 Galhardete Recon (faixas verticais brancas e vermelhas) é o sinal de retardamento. Um minuto após abaixado, será dado início ao procedimento de partida. 16.2. FAIXAS DAS FLOTILHAS: As faixas de identificação das flotilhas Hobie, quando usadas, devem ter um mínimo de 30cm e devem ser dispostas da seguinte maneira:
(a) Flotilha A - faixa vermelha no olhal da esteira da vela mestra ou no final da retranca.
(b) Flotilha B - faixa verde ou azul na primeira tala da vela mestra acima da retranca.
(c) Flotilha C - faixa amarela na segunda tala da vela mestra acima da retranca.
(d) Flotilhia Novatos - nenhuma faixa.
17. NOTAS ESPECIAIS
17.1. PERGUNTAS: Nenhuma pergunta será respondida pela Comissão de Regata na água.
17.2. OBSTÁCULOS: Barcos que substituem uma marca, barcos de resgate ou apoio, ou outros, serão considerados como obstáculo.
17.3. ASSISTÊNCIA: Qualquer barco que receber ajuda fisica dos barcos de resgate receberá DNF. A Comissão de Regata pode decidir quando um barco ou tripulação necessita de ajuda.
17.4. EQUIPAMENTO: Trapézios são permitidos nas regras da IHCA. Isto modifica RRV49.1
18. CUIDADO! - PERIGO! - CUIDADO
OS MASTROS DE ALUMÍNIO E OUTROS COMPONENTES DO BARCO CONDUZEM ELETRICIDADE! ENTRAR EM CONTATO E/OU APROXIMAR-SE DE FIOS ELÉTRICOS PODE CAUSAR FERIMENTOS GRAVES OU MORTE. FIQUE LONGE DOS FIOS DE ALTA TENSÃO QUANDO ESTIVER VELEJANDO, MANOBRANDO EM TERRA OU TRANSPORTANDO SEU BARCO. NUNCA TRANSPORTE SEU BARCO COM O MASTRO DE PÉ. OLHE PARA CIMA QUANDO LEVANTAR O MASTRO.
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